quarta-feira, 10 de junho de 2015

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O MEU PLE (AMBIENTE PESSOAL DE APRENDIZAGEM): Balanços, Oportunidades e Dificuldades

Palavras-chave: percurso pessoal e académico, postura crítica.

 Um PLE (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) é um espaço pessoal (pessoal porque tenho a liberdade e a autonomia de escolher os conteúdos, organizá-los, bem como decidir se terá um carácter mais pessoal ou académico/profissional). Dada a sua abrangência – não se restringe apenas ao meio escolar/formal, os meus objetivos iniciais eram os seguintes: colocar no Blogspot (blog já criado na altura) aprendizagens que retive das aulas teóricas e práticas; no Wix refletir sobre temas que me inquietam; no Wordpress colocar citações de educadores e refletir sobre as mesmas.
 Atualmente, cumpri em parte os objetivos que me propus no início do ano letivo, isto porque foi difícil, no início conseguir chegar a uma decisão do que realmente queria colocar nos espaços de aprendizagem online e perceber se fazia sentido para mim aquelas aprendizagens. No Blogspot (http://tecnologiasiirf2.blogspot.pt/) refleti a cerca das aulas teóricas e prática. No início, escrevi os sumários, mas percebi que não faria qualquer sentido, por isso decidi refletir sobre as aulas, de modo a não só fazer uma avaliação das mesmas, como também retribuir a informação aos docentes. No Wix (http://rf2315.wix.com/verdadesejadita) achei mais difícil, ao início, perceber as suas funcionalidades do que o Blogspot, pois achei mais complexo. Com uma ideia muito clara do que pretendia, refleti sobre um excerto de um texto de Paulo Freire e sobre temas que me inquietam e suscitam interesse. Foi também difícil escolher um nome para o Blog, mas sabia que tinha de escolher um que fizesse sentido. Quando estava a pensar que nome daria para este espaço de aprendizagem online, veio-me à cabeça o nome: Verdade seja dita, isto porque tudo o que eu escrevi é, em parte, uma realidade e isso tem de ser transmitido, de modo a que os cidadãos possam tomar uma postura crítica.
  A escolha destes sites não foi ao acaso. Escolhi trabalhar em sites em que nunca tinha trabalhado antes, percebendo as suas funções e funcionalidades. Este aspeto de conhecer a fundo as ferramentas, aspeto que antes da Universidade não era tido em conta, permitiu-me conhecer melhor o que cada uma delas me poderia proporcionar, consoante as minhas necessidades. E na verdade é fantástico este conhecimento integral (ou pelo menos quase total) sobre o seu funcionamento e características.  
 Resta salientar que, apesar de já não contar para a avaliação, pois as aulas já terminaram (o que, na minha opinião, a avaliação sumativa não é a mais importante, apesar de contar mas não determinar a entrada para o mercado de trabalho) que pretendo, ainda esta semana criar um espaço, no Wordpress, apenas para divulgar o trabalho e os espetáculos de um grupo de teatro no qual eu faço parte há mais de dois anos (Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria). Isto porque a aposta por parte deste grupo na divulgação é muito pouca ou quase nenhuma. Quanto ao PLE criado no Blospot, uma vez que as aulas já terminaram, irei reflitir sobre o mesmo tema, através de notícias, vídeos, imagens, ou mesmo até sobre acontecimentos nos quais eu observo e me deparo no meu cotidiano.
 Este conceito de PLE tão amplo permitiu-me assumir uma postura crítica face a acontecimentos do dia a dia e em contexto de sala de aula e perceber como funciona cada ferramenta digital (este último aspeto demorou mais tempo, visto que tive, primeiramente, de explorar as ferramentas). Nisto, posso concluir que gostei imenso desta atividade, contudo, deveria ser explicado de uma forma muito clara, desde o início, o que era pretendido. O docente de facto explicou que eu tinha de criar um PLE, contudo, falou sobre o tema de uma forma muito superficial. Contudo, consegui perceber e “agarrar” esta oportunidade que me foi proposta pelo docente da aula teórica, com o intuito de continuar a escrever em ambos os espaços, não me restringindo ao espaço escolar; desenvolver-me a nível pessoal e académico/profissional futuro e desenvolver a competência de escrita, reflexão e opinião crítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário